Planejamento
Planejamos uma oficina que atenderia 30 alunos uma escola estadual do ensino médio, a atividade seria realizada no dia 30 de setembro de 2010. Os participantes fariam a construção de máscaras espirados na Comédia Dell’Arte e Arte Postal.
Objetivo
Nosso objetivo é compartilhar o conhecimento adquirido neste bimestre mostrando as diversas as formas de se comunicar e despertar o lado criativo e o senso críticos dos participantes.
A Oficina
A oficina começou com uma breve recepção teatral, essa recepção funciona basicamente para trazer o aluno para um ponto de atenção para o que iremos desenvolver. Usamos o espaço da sala de informática.
O aluno entra na sala, este era recebido com um abraço e pedimos para que ele feche os olhos, era perguntado, doce ou azedo? Doce – chocolate, azedo – abacaxi. Após isso ele era deitado ao chão.
Enquanto relaxavam os alunos escutavam um som ambiente. Estes ficaram por volta de 10 minutos deitados. Pedimos pra que eles ficassem sentados e montamos um aparelho de data show para fazer uma pequena palestra sobre os temas abordados na oficina, o Bartolomeu e o Alexandre falaram sobre a Comédia Dell’Arte e Marly e a Francilene falaram sobre a Arte Postal.
Para realizar as atividades, dividimos os alunos em dois grupos de 15 pessoas. A Sandréia, a Iris, a Célia e o Bartolomeu ficaram com um grupo que trabalhou a construção das máscaras. A Gleciane, Francilene, Marly e o Alexandre ficaram com o grupo que montariam os postais.
Na sala de produção de máscara foi explicado o processo de criação utilizando atadura gessada. Para realizar esta atividade utilizamos: hidratante, atadura gessada, toalhas, bacia pequena, jornal, tesoura e água.
Enquanto isso, na outra sala, a Marly, a Francilene, a Gleiciane e o Alexandre estavam em outra sala desenvolvendo a Arte Postal, utilizando: tesoura, cola banca, cola gliter, papel cartão, jornais, revistas, pinceis, lápis de cor, papel A4, fita de seda e decorativa, pinceis de pintura, barbante, fita grepe, grampeador e tinta guache e de tecido.
Cada aluno escolheu um colega para quem iria enviar um postal.
Vale ressaltar que todos os alunos participaram das duas oficinas, a Marly era a mediadora entre as salas.
Tivemos como parceiros a Escola Estadual José Rodrigues Leite e o nosso fotografo – Maycon Jonhatam, que registrou todos os momentos.
Para finalizar a nossa manhã juntos, montamos um varal de postai no corredor da escola.
Conclusão
O resultado foi satisfatório, todos os alunos se identificaram os conteúdos propostos na oficina. De forma que percebemos que o conteúdo foi assimilado por todos. Como registro de participação, cada aluno levou sua mascara.
Foi gratificante ver o rosto de cada um, ao receber de um colega um postal feito especialmente para ele.