segunda-feira, 14 de setembro de 2009
Arte-educação no Brasil
Para incentivar o gosto pelas artes e despertar a potencialidade criativa dos estudantes, o governo brasileiro introduziu no currículo das escolas de ensino fundamental e médio, na década de 70, a disciplina Educação Artística. Engana-se quem imagina que a inclusão das artes na grade curricular do ensino básico significou especialização na área. Em muitas escolas, o professor de artes é o mesmo que ministra aulas de língua portuguesa e matemática. Além disso, uma portaria da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, criada em 1973, permite que um professor de artes seja formado em apenas dois anos e esteja apto a, de forma concomitante, lecionar música, desenho, teatro, dança, artes visuais e desenho geométrico, sem nenhuma garantia de conhecimento profundo em alguma dessas áreas. O ensino das artes já existia de forma extracurricular desde o início da década de 30 do século passado, com as primeiras tentativas de escolas especializadas em arte para crianças e adolescentes.
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F Moŋᴛєϊяσ ™®
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